Sobreviventes da bala Soft
Caiu a ficha?
Na ponta do lápis (de tabuada)

Caiu a ficha?

Você lembra da última vez que utilizou este objeto? No tempo dos orelhões e das fichas telefônicas, a comunicação não era tão prática como agora.

Olhares atentos sobre a cidade permitem ainda encontrar alguns telefones públicos. Servem para deleite de vândalos. Se a campânula estiver intacta, é lucro. Mais ainda se o aparelho não tiver sido furtado. Caso funcione, então é mesmo o seu dia de sorte.

Depositava-se tal moedinha para ter direito a tagarelar por cerca de 3 minutos. Não havia perdão. Ou se inseria uma outra ou o papo era abruptamente cortado. Porém, nada mais desagradável do que os orelhões que comiam as fichas. Por vezes, tapas resolviam.

O que não entendo é como a tecnologia avançou tanto e eu ainda tenho de falar com tempo cronometrado. Do contrário, a conta do celular chega quilométrica. Faz-me sentir saudade dos orelhões, logo, mais econômicos e sem nenhuma pendência.

A herança deixada foi a expressão “caiu a ficha”, fato que acontecia quando se completava a ligação. Até hoje, o termo é utilizado – até por quem nunca a usou – para definir o momento tardio no qual as pessoas assimilam algo.

Como atualizar a frase sem perder o sentido? Ninguém mais usa fichas, quando muito, compram cartões. Já sei! Moderno agora será dizer: conectou o Bluetooth!

View Comments (10)
  1. E quando o orelhão entupia??? Eu aproveitava e ligava para os amigos de Curitiba, Floripa, Tubarão, enfim, altos DDD, hahahahahahahaah!!

    1. com os namoradinhos…kkkkkkkkk era muito legal,conversava sempre a noite era melhor e nao tinha tanta gente com cara feia esperando p/ usar o mesmo telefone e nos precionando p/ sai do orelhão.Hoje tenho celular com varios chips,modernidade de nossa epoca,e orelhão faz muito mais muito tempo que não uso mesmo.
      ABRAÇO GURI.

  2. Eu quase não usava fichas pq sempre teve telefone em casa mas qdo eu usava era realmente um tormento qdo acabava e não tinha mais fichas. A TELESP (atual Telefônica) tinha um pouco mais de qualidade nas chamadas e naquela época era mto mais barato se ligar de orelhão ou tel de casa mas hj em dia tá pela hora da morte. Eu “modernizei” a expressão e digo q “caiu o cartão”. rsss Gostou? Bjo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *