O gol do Caniggia
Mini garrafas da Coca
Batalha de Pega Peixe

Mini garrafas da Coca

As garrafinhas de Coca-Cola consistiam no melhor enfeite da casa da vó Ninha. Difícil apenas observá-las de longe. Lendas rondavam aquele minúsculo engradado.

A principal delas é a de que, em vez de refrigerante, havia veneno. A justificativa da vó foi convincente:

– O líquido mata os mosquitos. Por isso, as garrafas ficam aqui na instante.

Atiçou ainda mais a curiosidade. Queria apenas abrir para ver como era. Sendo Coca ou não, jamais beberia o conteúdo. Pensava que poderia estar com o prazo de validade vencido. Vai saber? E, claro, refri quente provoca dor de cabeça.

A solução era brincar escondido. Certa vez, resolvi tirar a tampa e solucionar de vez este mistério. Vinha muito grudada, por isso a necessidade de quebrá-la. Com bastante força, arranquei a ponta daquele diminuto recipiente.

Decepcionante. Nada além de uma tinta preta revestia o vidrinho por dentro. Não havia bebida nenhuma. Pelo peso igual, todas vazias. Dizem que as mais antigas continham Coca de verdade. Arranjei Super Bonder, colei a tampa e devolvi ao lugar sem que ninguém desconfiasse.

Entendi que a história do tal veneno tratava-se de uma desculpa esfarrapada para que eu não brincasse com as garrafinhas e, por conseguinte, não as derrubasse. Mesmo tendo perdido a graça, houve um dia em que a vó flagrou este neto medonho com a mão nelas.

– Não mexe aí. É para matar os mosquitos!

Respondi na lata:

– Só se for de vergonha!

Tadinha. Morreu sem nunca saber o que eu queria dizer.

View Comments (21)
  1. Obrigada por ter matado a minha curiosidade sobre o conteúdo das garrafinhas!
    Quando criança eu sempre via essas garrafinhas na casa de uma tia dos meus pais (eles são primos). Mas como não é casa de vó em que podemos tudo e mais um pouco, eu ficava me roendo de curiosidade. Mas depois que cresci, acabei esquecendo das garrafinhas.

    Parabéns pelo blog!

  2. Pelo menos matou minha curiosidade, nunca abri nenhuma, porque lá, na estante, vivia um mini gnomo que tomava coca cola todas as noites, e eu, não era má, ao ponto de deixar o pobrezinho com sede não é?

  3. SÓ EU E VC MESMO P/ FAZER ISSO COM A GARRAFINHA HEIN?KKKKKKKK
    BEM FICOU LÁ NA ESTANTE DE CASA POR MUITO TEMPO TBM,MAS MEUS IRMAOS VIVERAM NA ILUSAO DE QUE TINHA COCA-COLA DENTRO,
    EU NAO QUIS ACABAR COM SUAS ILUSOES,MAS P/ MIM PERDEU O ENCANTO.CRESCEMOS E SINCERAMENTE NAO SEI QUE FIM LEVOU OS ENGRADADOS COM AS GARRAFINHAS,COISA P/ PERGUNTAR P/ MINHA MAE..
    COMO TUDO…APENAS AS BOAS LEMBRANÇAS DE NOSSA INFANCIA AINDA TEMOS CONOSCO,MAS VALE MUITO A PENA RELEMBRAR.
    ABRAÇO GURI.

  4. Guri, vc não é o James Bond (apesar dos olhos azuis mto semelhantes aos olhos de Roger Moore e Daniel Craig (suspiros)) mas desvendou um mistério de séculos rssss e c/ a discrição de um verdadeiro agente do MI-6. Quer dizer q a “Coca Cola” na verdade era tinta? Eu tenho minha caixinha até hj, minha vó tb tem a dela (a minha falta 1 justamente pq caiu e quebrou qdo eu tentava resolver o enigma. Minha mãe varreu o “acidente” q eu causei antes de eu descobrir o q erao conteúdo ou me cortar. Só me desvende mais um enigma: Pq qdo vc chacoalhava a garrafinha ela fazia espuminha por dentro imitando o gás do refri de verdade? Bjs

      1. Aqui em SP todas pareciam de refri de verdade e eram de vidro. Já recomendei vc pro Edu Torelli e o Renato Azevedo, dois escritores maravilhosos e gdes amigos meus. Logo eles pintam por aqui. Bjo

  5. Boa lembrança…As minhas tinha mlíquido de verdade dentro, mas não sei se eram refri de verdade. Só sei que com o tempo o líquido foi evaporando e completei com café!

  6. Gostaria de saber de que ano estas garrafinhas são, pois meus pais tem um engradado delas e não sabemos de quando são? se alguem souber diz ai !!

  7. Tem que fazer um post sobre os copos da Coca-Cola. Aqueles que tinham o Michael Jackson. Eles era enormes! Enfim, uma dica!

    Beijos

  8. Muito bom, Gossen… eu também sempre tenta abrir, mas quem nunca escutou que era ‘veneno’??? Os copos do MJ, Ana, eram da Pepsi. Assim como os da Copa de 90, dos Trapalhões, dos Simpsons e afins. Eu tive TODOS e TODOS sumiram. Abraços

      1. Lembro sim… A linha Coca. Eu tinha todos. Lembro que da Fanta era a Minnie e o Mickey. Esse era da minha irmã, hahahahahah… Abraços

  9. Ae guri muito bom o site/blog! Vou te confessar que quando era pequeno eu TOMEI oq tinha dentro de uma talvez seja a q tinha coca mesmo! mas lembro que o gosto era horrivel! n tomei tudo era amargo! hahaha. Tb tive q quebrar p abrir! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *