O atlas e a caneta
Jogando Stop!
Tesourinha do Mickey

Jogando Stop!

Talvez a brincadeira mais popular em dias de chuva. Com caneta e papel em mãos, todos se reuniam para jogar “stop”. Para alguns, adedanha.

Antes de começar, era preciso desenhar a grade com as categorias. Nas primeiras colunas: homem, mulher, objeto e fruta. Sempre nesta ordem. Estas quatro iniciais raramente variavam.

Os quadradinhos de CEP, que equivaliam a cidade, estado ou país, eram mais fáceis de preencher. Eu empacava quando chegava em marca de cigarros. As grandes polêmicas, no entanto, surgiam no tema animais.

Geralmente, alguém dizia que dragão e dinossauro não poderiam valer. Assim como formava-se outro bate-boca com os que achavam que coala também se escrevia com k. Nas cores, dificilmente se chegava a um acordo se dourado era permitido.

Certa vez, o jogo acabou quando se esgotaram as comidas que começavam com a letra gê. Gelatina, galinha e galeto não contavam mais e a turma se dispersou. Quarenta minutos depois, minha prima Léa gritou:

– Guisado!

E todos voltaram correndo para recomeçar o jogo. Vício.

View Comments (31)
  1. cara, muito bom… era bem assim mesmo.. e tem a história da onça.. que o cara botava onça nos animais e depois em comida largava um onça assada!! e ae brigava dizendo “nao jogo stop com quem nunca comeu onça assada”. hehe

  2. Eu jogo até hoje. Desafio qualquer um. NUNCA perdi no STOP… NUNCA. Nos dias de chuva, na educação física o professor desafiava os alunos. Eu só quis jogar uma vez com ele. Isto era na 6ª série. Aliás, para os colorados, meu professor era filho do grande Carlitos. Aí, fui jogar contra o professor Ivan. Esabelecemos: Nome, Carro, Cor, Cep, Fruta, Marca de Cigarro, Objeto e por aí vai… eram dez rodadas. Resultado: Na nona ele quis parar porque os alunos iam ficar chateados com ele ganhando sempre. Amassou e jogou a folha fora. Fui no lixo e peguei. EU GANHEI e por isso ele parou, hahahahahaahha… NUNCA perdi, NUNCA perdi, NUNCA serão, kkkkkkkk!!

    Cor com E: Encarnado
    Cor com O: Ocre
    Cor com M: Magenta

    #FicaDica

    Abraços

    1. Olha, meu véio, só com este comentário já não me animaria a jogar stop contigo, afinal se tu lembra da cor “ocre”, é a maior prova de que tu és mesmo imbatível… hehe forte abraço

  3. Eu escrevia metade das palavras só pra dizer stop antes hahah na hora de colocar a pontuação (5 ou 10), eu terminava a palavra!
    Lembro que tinha a polêmica do “carro”, ex: quando era com U, escreviam Uno. Quando era com F, escreviam Fiat Uno! hahaha
    As vezes me dá vontade de jogar Stop, mas como não tenho com quem jogar, jogo online: http://www.stopots.com.br/
    Claro que não é a mesma coisa, mas é legal 😀

  4. Cara, muito boa esta do stop…Quando empacava era uma loucura mesmo, ficávamos discutindo se valia ou não…Faz anos que não jogo stop, mas hoje acredito que não teríamos tantos problemas, tantos carros novos, cores então, nem se fala, criam cada uma, por exemplo cor com n=nude..gerou até discussão..hehehhehe.minha esposa apareceu com um esmalte desta cor, até então eu desconhecia…abração

  5. Adorava jogar STOP e era mto boa nisso. Teve tempos q meus colegas não me deixavam jogar mais p/ não perderem p/mim. Agora q fazem mais de 20 anos q não jogo, vou enfum revelar o meu segredo: Leitura e palavras cruzadas (vez enquando tb uma ajudinha do programa Roletrando do Silvio Santos). Eita povinho burro, tão na cara e nunca descobriram como eu fazia p/ ganhar. Ah inventei essa agora: Amigo querido q considero igual irmãozinho c/ a letra “G”. Vc sabe? A resposta é Gustavo rssss. Bjs

  6. MUITO BOA….LEMBRAR DO STOP…DIA DESSES NO MEIO DA CRIANÇADA NUM ALMOÇO EM FAMILIA ME PEGUEI JOGANDO STOP COM ELES…
    OS TEMPOS PASSARAM MAIS AS BOAS BRINCADEIRAS CONTINUAM…

  7. E NAO É P/ MEGABARMAIS QUANDO CHOGAVA COM MEUS AMIGOS SEMPRE GANHAVA…
    FICA A DICA DE QUEM QUISER JOGAR,SEMPRE PRESENTE

    1. VAMOS CORRIGIR ….
      JOGAVA COM (J) E NAO (CH)…QUANDO SE MISTURA VARIAS LINGUAS EM UMA CABEÇA SÓ DA NISSO.
      NUNCA PODEMOS ASSASSINAR O PORTUGUES

  8. Vamos então combinar um dia, Gustavo, neste site online que citaram e fazer a turma do Guri Medonho. Descobri que a gente pode fechar a sala para a gente. O ruim é que é por digitação e tal… o melhor seria no papel mesmo, hehehe… mas fica a ideia.

  9. Brincadeira inesquecível… sem dúvidas!!! E acabo de conhecer o Ninja do Stop, o Diego Carvalho!! Hahahaha Ótimas recordações!!!

        1. Seria interessante guri,juntar todos e ver quem é o melhor.vi esse jogo online,mas não tem graça.
          Bom mesmo e o jogo cara a cara,ver nos olhos dos participantes o nervosismo de ver a gente gritar stop na sua frente.
          Não me canso de passear pelo seu blog,e ficar olhando os comentarios de nossos amigos,
          JÁ ME SINTO DE CASA.BRAÇO A TODOS.

  10. Meu Deus!!! Eu era feliz e não sabia. joguei muito isso. era torneio em mes de ferias. a gente fazia o jogo de a a z com 10 colunas cada, valendo 100 pontos cada partida. era assim: animal-fruta-nome-objeto-carro-cigarro-cor-pais-ator ou atriz- cantor(a)-filme e muitas vezes cidade,novelas, etc. cor com l: lôdo, fruta com p: pequi ou pequiá dava empate. com a: ananá ou abacaxi tb dava empate. baleia nao valia(animal). cor prata nao valia…muita confusao. lembro tb que fruta com d so tinha damasco. eu anotei dendê… dez pontos.

  11. joguei muito!!dia de chuva que nao dava pra ir brincar na rua e quando tava muito frio…reunia os primos e primas e ficava horas brincando!muita saudade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *